top of page

Expondo o trono de leviatã


(Entrevista com Lance Wallnau no programa "It's supernatural!" De Sid Roth)


(Obs.: os exemplos com a nação brasileira foram incluídos pelo tradutor e não foram mencionados pelo entrevistado)


Há um espírito antigo que age sobre as nações para causar divisão. É possível perceber sua atuação quando olhamos para história e vemos lutas como: direitos raciais, direitos das mulheres etc, que trouxeram divisões polarizadas nos países.


É importante observar porque nessas "lutas por direitos sociais" as pessoas se portam de um forma tão ideologicamente apaixonadas, tão tóxicas sobre esses temas (exemplos: no Brasil a recente e violenta divisão política entre esquerda e direita; nos EUA, a divisão racial que deu origem inclusive a KKK).


Por trás disso há um principado que age no controle mental das pessoas e atua em nível de controle mental de toda uma massa; Ele age por meio da propaganda, das mídias sociais, de notícias falsas etc; Esse espírito trabalha para colocar as pessoas umas contras as outras com o propósito de causar divisão em uniões que DEUS tem propósitos (casamento, parcerias ministeriais, parcerias de governo etc).


satanás sabe que se ele conseguir colocar ricos contra pobres, homens contra mulheres, brancos contra negros, jovens contra idosos, heterossexuais contra homossexuais, ele cria divisão e quanto mais divisão ele conseguir criar, mais poder ele consegue consolidar. Esse espírito de divisão é expert/especialista, serve a lúcifer promovendo divisão, dividindo as pessoas, criando novas estruturas de poder.


Em Jó, há uma referencia sobre uma criatura do rio Nilo que pelas características sabemos tratar-se do crocodilo. 40% do bote do crocodilo está atrelado aos dentes, ou seja, seu agir é em grande parte por meio da boca, podemos fazer uma alusão ao espírito que opera pela boca, pela fala, pela comunicação. A mandíbula do crocodilo tem funções bem limitadas, então não é uma arma suficiente para abater a presa apenas abocanhando. Quando ele abocanha a presa, ele necessita de outro recurso para finalizar o abate, então ele utilizará o chamado "giro da morte". A estratégia é executada da seguinte forma: uma aproximação submersa do crocodilo pela água até a presa que está à beira da água. Ele abocanha um membro da presa em um ponto vulnerável e começa a girar na água freneticamente, usando inclusive o peso do seu corpo com o intuito de desmembrar o membro abocanhado. Se o giro da morte não for suficiente para o abate, ele então puxa a presa para debaixo d'água para afogá-la.


Na Bíblia há 5 referências desse animal atreladas a leviatã. Então perguntei ao SENHOR o que Ele estava querendo dizer com essa alusão ao crocodilo e seu modo de ataque e captura.


Trazendo para o mundo espiritual: leviatã abocanha a vítima em uma parte vulnerável das suas emoções, levando a pessoa à embates verbais, brigas e discussões (o giro enfurecido da morte), trazendo-a para dentro da água – esse dentro d'Água é a quando a pessoa fica isolada em seus pensamentos, seus sentimentos foram contaminados pela mordida com os dentes cheios de bactérias, ou seja, pensamentos e sentimentos tóxicos vão sendo fomentados gerando brigas e discussões contra pessoas (giro da morte), fazendo com que uma pessoa se desconecte da outra, gerando divisão.


De fato, em Salmo 56:5, o rei Davi faz menção sobre os seus inimigos distorcerem o que ele falava e com isso armaram esquemas contra ele. Davi percebeu que seus adversários políticos distorciam suas palavras e espalhavam uma versão distorcida , começando o processo de divisão (a exemplo no Brasil, acontecem frequentes distorções sobre o que o presidente Bolsonaro diz).


Em Jó 41:34, leviatã é descrito como o rei dos filhos do orgulho, o rei do reino do orgulho. Assim é possível perceber as pessoas que estão sob influência desse espírito durante uma discussão por causa do seu comportamento que demonstra não estarem em um momento ensinável, quando você os tenta corrigir a reação é imediata. É difícil ganhar uma discussão com alguém assim, não é nada produtivo.


Existem três níveis de fortaleza mental quando se trata da atuação desse espírito, do nível mais superficial até o mais profundo:


1. Opinião; 2. Crença e 3. Convicção.


A opinião ganha força se tornando uma crença que por sua vez, se alimentada, torna-se uma convicção. A convicção é o nível mais difícil de ser alterado, pois já está bem sedimentado.


Esse espírito conduz a pessoa de forma quase que sobrenatural a ter uma convicção violenta, radical (como aquela comentada no início em que as pessoas demonstram uma postura ideologicamente tóxica).


Assim, ele consegue estabelecer uma fortaleza no nível da convicção. Junta-se essa fortaleza de convicção tóxica, violenta, radical ao orgulho e temos então uma discussão impossível de gerar consenso, pois uma ou ambas as partes nesse estado não estão disponíveis para aprender um com o outro, estão apenas na postura de defender sua convicção a qualquer custo (um exemplo de situação, na época das eleições, em que muitos relacionamentos foram quebrados por conta da defesa obstinada de seu ponto de vista político: direita X esquerda).


Sintomas — quando você é o alvo de alguém sob o domínio de leviatã:

  • Atmosfera de acusação contra você;

  • O que você diz é continuamente distorcido;

  • O que você diz, o outro entende distorcido;

  • Luta com a insônia;

  • Perda de foco constante;

  • Pesadelos;

  • Sentir-se distante de DEUS;

  • Preso em uma experiência de convivência hostil.


Esse espírito está por trás de toda e qualquer divisão, seja na esfera familiar, Igreja, política, nação ou mundo. No início é fácil detectar sua ação assim que você a vê. O crocodilo fica submerso, apenas com os olhos para fora d'água, e quando é percebido imediatamente submerge, abortando o ataque, deixando-o para outro momento. Se você perceber o momento em que você estiver imerso em pensamentos tóxicos (raiva, violência, ódio etc), notar um sentimento de violência contra alguém, algo ou ideia, perceberá que isso não vem da parte de DEUS!


O segredo é quando você pensa sobre alguém ou algo e do nada emergem sentimentos ruins (essa é a parte do crocodilo submerso com apenas os olhos para fora), detecte isso e você conseguirá anular o ataque!

Você precisa ser capaz de detectar o surgimento de pensamentos tóxicos que vêm contra os relacionamentos (familia, trabalho, negócios, Igreja, política etc), paralisá-los no seu momento inicial de manifestação na sua mente e se posicionar em rejeitá-los!


Quando o marido está nesse padrão de comunicação violento e tóxico, se movendo contra a esposa, aí está o início do divórcio. Quando os filhos param de escutar a correção dos pais e se rebelam, aí está o início dessa ação de desmembramento, a divisão.


A estratégia mais eficiente, esperta e sagaz é deixar DEUS realizar a libertação — Sua Palavra e Espírito nos guia para essa liberdade!


Esse tipo de espírito remove a conexão emocional, tendo-a como uma porta para acessar a pessoa, é na conexão emocional que ele opera. Quando o espírito de leviatã está influenciando uma discussão, aquele que mantém a discussão é o que fomenta, e por meio do mecanismo de ferir o próximo com palavras, inicia-se um ciclo de retruque, fazendo com que aquele que está ferido seja ferido com mais força ainda. Isso vai escalando, até o ponto de se manifestar a violência. Isso acontece porque há uma conexão emocional com a discussão.


Então para remover essa conexão, devemos ir para um lugar de humildade e amor de DEUS de forma a desconectar emoções do poder que nos fisgou naquela comunicação hostil, agressiva e violenta. Devemos ter o cuidado com o que ouvimos, como ouvimos e o que ouvimos. Porque se nos deixarmos influenciar emocionalmente por aquilo que estamos ouvindo, passaremos a ser parte do problema também.


Eu devo ter a habilidade de: ver a mentira, amar a voz que está falando comigo e de virar a mesa para descobrir um meio de mostrar ao outro o que está acontecendo. Não posso arcar com o preço de ser fisgado por esse espírito.


Isso requer espírito de discernimento, como Jesus tinha, de perceber a aproximação furtiva desse espírito (parte em que o crocodilo se aproxima submerso apenas com os olhos fora d'Água).


Texto copiado.

Entrevista com Lance Wallnau no programa "It's supernatural!" De Sid Roth)


bottom of page