top of page

Anúncio Profético sobre o Brasil


por Hudson Medeiros

(se preferir, baixe o PDF)

DEUS está fazendo o que é aparentemente o pior para o Brasil, para que a nação se volte para Ele, e O reconheça como única solução. Recebemos muitas vezes a chamada para arrependimento ao longo dos anos e agora temos que lidar com as consequências de nossas escolhas.


Os pensamentos do SENHOR são mais altos do que os nossos, é preciso crer no Seu propósito. Cristo É o mesmo ontem, hoje e eternamente! — Hb 13.8


Proclame: Igreja do Brasil, retorne para Deus!


Nem a esquerda, nem a direita, ou o centro, tem solução para o país. Busque discernir as ideologias e não se deixar ideologizar.


A situação política atual não é a respeito da pessoa do presidente, nem sobre sua personalidade e sim sobre o arrependimento genuíno da Igreja, sobre sua jornada de afastamento do seu proposito e natureza. O foco principal é o conhecimento de DEUS como Aquele que faz a mudança da nação, por meio do evangelho que é transformador.


A Igreja brasileira precisa apreender e agir com a justiça bíblica em sua amplitude, precisa conhecer a DEUS e Seus propósitos no Seu plano de Redenção da humanidade.

Para o Brasil cumprir seu papel no Reino de DEUS, aqui e globalmente, precisamos amadurecer, pois somente uma Igreja madura no seu propósito e natureza, será capaz de levar a influência de maturidade para nação.


A correção gera maturidade


Uma Igreja só se tornará madura se ela se voltar ao arrependimento de suas práticas erradas e se firmar nos princípios do SENHOR (Mt 3.2). Arrependimento é correção, mudança de atitude.


A fortaleza cultural assíria antiga está sendo enviada ao Brasil como governo, como vara de correção. DEUS É o juiz de toda a terra. Ele julga todas as nações perfeitamente justa e ensina justiça aos que O temem.


Observe o que a Escritura diz quando fala sobre este tema. Conforme Isaías 3: o texto fala sobre crianças governando, que pessoas imaturas não podem nos levar a plenitude do propósito de uma nação.


Isaías 3 – (Comentário Bíblico)

3:1–4:6 As glórias falsas e pecaminosas de homens e mulheres, que são – e merecem ser – vulneráveis, são substituídas pela glória do SENHOR, “um refúgio e um abrigo contra a tempestade e a chuva” (4:6; cf. Êx. 13:21).


3:1–15 Entre parênteses “o Senhor Deus dos Exércitos” (vv. 1, 15), esta seção anuncia a intenção de Deus de privar Jerusalém e Judá da liderança humana em seu tempo de crise.


Este capítulo continua a descrição dos abusos entre as pessoas, que começaram no capítulo anterior. À luz de DEUS, ficou claro o quão insignificante o homem é.


Parem de confiar no homem, cuja vida não passa de um sopro em suas narinas. Que valor ele tem? — Is 2:22


Será que esquecemos, como nação, o Vivo Deus? Será que confiamos e esperamos no homem?


Agora O SENHOR está tirando toda segurança que o homem colocou em seus próprios recursos. Votamos em políticos que têm a ficha suja, oramos e apoiamos oligarquias corruptas em troca de cargos públicos, levamos nossas famílias para votar nesses grupos, dissemos que eles eram autoridades de DEUS enquanto não eram, mas apenas nossas escolhas erradas.


Por meio desse julgamento, que sempre começa pela casa de DEUS (1Pe 4:17), Sião é humilhada. Por mais que seja geral, a derrubada do orgulho humano no capítulo anterior, preciso e profundo será o julgamento de Sião.

O julgamento será sobre as cidades e as pessoas, enquanto o foco deste será sobre os líderes e as mulheres ilustres. Observe também a profecia de Isaías 10, por conta da desobediência e idolatria de Israel a profecia da Assíria foi enviada para trazer a cultura estrangeira, sendo assim, Israel estava sendo o alvo da ira do SENHOR. Israel era monoteísta, mas, deixou a obediência e teve que assumir a responsabilidade das suas decisões. Veja o texto:


Ai daqueles que fazem leis injustas, que escrevem decretos opressores, para privar os pobres dos seus direitos e da justiça os oprimidos do meu povo, fazendo das viúvas sua presa e roubando dos órfãos! Que farão vocês no dia do castigo, quando a destruição vier de um lugar distante? Atrás de quem vocês correrão em busca de ajuda? Onde deixarão todas as suas riquezas? Nada poderão fazer, a não ser encolher-se entre os prisioneiros ou cair entre os mortos. Apesar disso tudo, a ira divina não se desviou; sua mão continua erguida. — Is 10.1-4


1. Aí, é uma palavra atemorizante ao ser dita por Deus (5.8-23; 10.5; 18.1)— aqui, o Senhor condena os líderes que promulgam leis que perpetuam o mal na comunidade.


2. Os pobres em geral são vistos nas Escrituras como aqueles a quem os justos devem demonstrar caridade genuína. Quando procura ajudar o indefeso, o justo está praticando a religião pura da Bíblia (Tg 1.27). No outro extremo, a marca dos ímpios é visível em seus atos opressores contra os indefesos. Com isso, estão se qualificando ao juízo implacável de Deus (v. 3).


3. De longe é uma referência à Assíria. A quem. Os ímpios não podem recorrer a Deus, porque se recusaram a fazê-lo antes e ignoraram Suas advertências (8.6).


4. Os presos são os israelitas conduzidos ao exílio.


5. Essa seção deixa de lado a assolação de Israel e passa a descrever a destruição da Assíria e a libertação de Judá.


O SENHOR remove o suprimento e o suporte


As palavras “para eis”, com as quais Isaías (3:1) começa, conectam-se diretamente ao acima. Eles são a introdução aos julgamentos que atingirão Jerusalém e Judá por causa dos abusos descritos no capítulo anterior. Esses julgamentos são executados pelo “Senhor, o Senhor dos Exércitos” (para o significado desses nomes, veja a explicação em Isaías 1:24). Esses nomes de Deus combinam a exaltação, autoridade absoluta e onipotência de Deus como soberano Governante e Juiz e implicam um julgamento fortemente ameaçador.


A remoção do “suprimento e sustento” significa que o SENHOR privará o povo – isto é, Jerusalém e Judá – que depositam sua confiança no homem e não no SENHOR, de qualquer forma de apoio, tanto natural quanto espiritual. Tudo o que eles acham que lhes dá apoio será removido, para que não reste nada em que confiar. O suporte natural para seus corpos “de pão e de água” desaparecerá, de modo que suas forças perecerão. Também haverá falta de apoio espiritual, pois força de luta, orientação competente, conselho e habilidade serão removidos (Is 3:2-3).


O SENHOR remove tudo em que o povo deposita alguma confiança, seja de uma fonte boa ou má (o “divino”). Ele pode tirar o apoio através da morte. Ele também pode fazê-lo porque o inimigo não deixa nada comestível e captura os líderes e os deporta para seu próprio país. As pessoas ficarão impotentes por falta de comida e ficarão à deriva por falta de orientação (2Rs 24:14).


Extrema confusão é o resultado. Uma confusão que é aumentada por uma inversão de valores e padrões. O SENHOR “fará dos simples rapazes Seus príncipes” (Is 3:4). Ele fará com que Seu povo seja vítima dos “caprichos” dos jovens imaturos e insensíveis, que acreditam ter sabedoria (Ec 10:16; 1Rs 12:8-11).

O único rei Manassés, de doze anos, é um exemplo disso (2Cr 33:1-11).


Diante desse exemplo poderoso na historia de Israel, o que faremos?


Alerta profético para os ainda escutam: Posicione-se para refletir a poderosa luz da semelhança de Cristo no meio de densas trevas sobre as nações.


A Igreja brasileira, precisa voltar a obediência da Grande Comissão e ao mandato cultural. Povo de Deus no Brasil, vamos aprender a fazer lamentações com a visão do Reino de Deus pela nossa situação como nação. Enquanto avançarmos em obedecer, Adonai vai quebrar o jugo do inimigo sobre nós.


A “Igreja brasileira” precisa pedir perdão pelos “ídolos armazenados”, as vezes confundindo a vontade de Deus com a “vontade própria”.


Inevitavelmente a disciplina traz a “dor da correção”, a tristeza segundo Deus que gera arrependimento para salvação — 2Co 7.10.


Discirna os tempos e as estações: olhos para ver além do natural.


Leia, medite e ande pela profecia bíblica.


Daniel 12:8-10 E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão encerradas e seladas até o fim dos tempos. Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá; mas os sábios entenderão. E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e estabelecida a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias.


Medite em Tiago 1:

Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão, saudações. Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria quando caírem em diversas tentações; sabendo isto, que a prova da vossa fé produz paciência. Mas que a paciência tenha sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e íntegros, nada faltando. Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura; e ser-lhe-á dado. Mas deixe-o pedir com fé, nada vacilando. Pois aquele que vacila é como uma onda do mar levada pelo vento e agitada. Pois não pense tal homem que receberá alguma coisa do Senhor. Um homem de mente dupla é instável em todos os seus caminhos. Que o irmão de baixo grau se regozije por ser exaltado: Mas o rico, nisso é rebaixado; porque como a flor da erva passará. Pois mal se levanta o sol com ardor ardente, mas faz murchar a erva, e cai a sua flor, e a graça do seu aspecto perece; assim também o rico murchará nos seus caminhos. Bem-aventurado o homem que suporta a tentação, porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que O amam. Ninguém, quando for tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, nem tenta a ninguém. Mas todo homem é tentado, quando é atraído por sua própria concupiscência e seduzido. Então, tendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.

Não errem, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do PAI das luzes, em Quem não há mudança, nem sombra de variação. Por Sua própria vontade, Ele nos gerou com a palavra da verdade, para que fôssemos uma espécie de primícias de suas criaturas. Portanto, meus amados irmãos, todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar: Pois a ira do homem não opera a justiça de DEUS. Portanto, abandonem toda imundície e superfluidade da maldade e recebam com mansidão a Palavra enxertada, que é capaz de salvar suas almas. Mas sede cumpridores da Palavra e não apenas ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Pois se alguém é ouvinte da Palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla a sua face natural num espelho: Pois ele se vê e segue seu caminho, e logo esquece que tipo de homem ele era. Mas aquele que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, esse tal será bem-aventurado no seu feito. Se algum homem entre vós parece ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu próprio coração, a religião desse homem é vã. A religião pura e imaculada diante de Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se isento da corrupção do mundo.


Proclame Salmos 2:

Por que os pagãos se enfurecem e o povo imagina coisas vãs? Os reis da terra se levantam, e os governantes juntos conspiram contra o SENHOR e contra o Seu ungido, dizendo: Rompamos suas ataduras e lancemos fora de nós suas cordas. Aquele que habita nos céus Se rirá; o Senhor zombará deles. Então Ele deve falar com eles em Sua ira, e vexá-los em Seu desagrado doloroso. No entanto, estabeleci Meu Rei em minha sagrada colina de Sião. EU declararei o decreto: o SENHOR me disse: Tu És Meu Filho; hoje EU Te gerei. Pede-Me, e EU Te darei as nações por Tua herança, e os confins da terra por Tua possessão. Tu os quebrarás com uma vara de ferro; Tu os despedaçarás como um vaso de oleiro. Sede sábios agora, pois, ó reis; sede instruídos, ó juízes da terra. Sirvam ao SENHOR com temor e regozijem-se com tremor. Beijai o Filho, para que não Se irrite e pereçais no caminho, quando a Sua cólera se acender um pouco. Bem-aventurados todos os que Nele confiam.


Conclusão


O ser humano está cada vez mais gnóstico e se “afastando” de DEUS. Devido a raiz de independência, de ser conhecedor do bem e do mal está sendo levado para um destino: a destruição!


Mas há esperança, Cristo!


O mundo contemporâneo mudou, o homem não quer Deus e busca se livrar Dele. Ainda há tempo para que a Igreja retorne a sua missão, propósito e natureza; para ser o útero do Reino; a mensageira do Evangelho do Reino que é inabalável. O Eterno Deus permanece eternamente... Em quem não há mudança, nem sombra de variação, conheça-O agora e seja transformado de dentro para fora!


Por um Brasil aos pés de Cristo!


Hudson Medeiros

Comments


bottom of page