top of page

Yom Kippur – Dia do Perdão

por Robert D. Heidler




2023 – do pôr do Sol do dia 24 ao fim do dia 25/Setembro.


A importância do Dia da Expiação


O Dia da Expiação é o dia MAIS SANTO do ano. A palavra “santo" significa "separado, especial, como nenhum outro”. O Dia da Expiacão é o dia mais "especial” do ano. É o dia que o SENHOR estabeleceu para um propósito muito importante.


Diferentemente de outros "tempos de encontro” no calendário de DEUS, o Dia da Expiação não é uma FESTA, mas um JEJUM! O Dia da Expiação não é um dia para nos alegrarmos e celebrarmos. É um dia para nos humilharmos diante de Deus através do jejum. Em Israel era OBRIGATÓRIO para todos a guarda do Dia da Expiação. Não era algo opcional. DEUS levou esse dia muito a sério.


Importante ainda é destacar que o Dia da Expiação foi estabelecido como uma ordenança perpétua para todas as gerações. Quatro vezes Deus nos diz especificamente que não é uma ordenança temporária. A vinda de Jesus cumpriu essa ordenança, mas não a aboliu! Ao cumprir essa ordenança, Jesus a abriu para todos os que creem, e INSERIU nela um novo significado. Deus a estabeleceu com o propósito de abençoar o Seu povo em todas as gerações! O desejo do SENHOR é que tenhamos, a cada ano, uma nova experiência da Sua expiação, do Seu perdão. O Dia da Expiação teve também o propósito de responder à questão:


“Como pode um pecador ter comunhão com um DEUS santo?”

Naquele tempo, esse era o dia em que o sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos. Se você entender o que aconteceu naquele dia, isso mudará sua vida!

A Bíblia nos ensina que fomos criados para habitarmos com DEUS. Dentro de todos nós, há o desejo pela PRESENÇA de DEUS. Sem ela, sentimos falta de alguma coisa. Sem a presença de DEUS, há um vazio em nosso interior que nada pode nos satisfazer.


Nosso problema é que, quando o pecado entrou no mundo, nos separou da presença do SENHOR. O SENHOR odeia o pecado. Ele odeia o que o pecado faz em nós. Ele odeia a enfermidade, a dor, o sofrimento e toda perda que o pecado produz. O pecado é uma violação à natureza de Adonai. Rouba do SENHOR o que Ele merece. O livro de Romanos nos diz que a ira de Adonai manifesta-se contra todo pecado.


Por causa disso, o homem em pecado não pode chegar até a presença do SENHOR. Se uma criatura pecadora entrar na Sua presença, é como um chumaço de papel jogado numa fornalha. É consumido instantaneamente. Uzá, ao tocar na arca, caiu morto. No Tabernáculo de Moisés, e também no Templo, uma grossa cortina, referida como “véu”, era usada para separar o povo do lugar da presença de Adonai. O pecador não tem a liberdade de chegar à presença de DEUS. Quando pecadores chegam até a presença de DEUS, são exterminados!


Para restaurar a comunhão com o SENHOR, o pecado teve que ser coberto. Isso é o que a expiação faz! Quando a expiação é feita, é coberto todo pecado, toda falha do passado! Com ela podemos encarar o futuro sem culpa, sem pesar e sem sentimento de vergonha. A expiação abre a porta para a presença de Deus em nossa vida. Com a expiação, temos a liberdade de ir até Ele e experimentar Sua glória!


Limpo para Aproximar-se de um Deus Santo


Antes de você ir, confiantemente, até a presença de Deus, outro ponto precisa ser ainda tratado. A IRA de Deus para com o pecado – o seu perdão – foi totalmente resolvida através do sangue de Jesus, mas permanece o fato de haver “impureza” do homem perante o SENHOR.


O pecado nos faz SENTIR sujos e culpados; deixa-nos desconfortáveis para estarmos com DEUS. Por causa do pecado, você NÃO QUER ir à Sua presença. Se você tivesse uma grande dívida financeira para comigo e não tivesse o dinheiro para saldá-la, você se sentiria desconfortável se me encontrasse. Você provavelmente recusaria um convite para vir jantar em minha casa. Da mesma maneira, quando sabemos que pecamos, nós nos sentimos desconfortáveis na presença de Deus.


“Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” — 1Jo 1.9

A palavra “confessar” literalmente significa “concordar com”. Confessar significa entrar em acordo com Deus sobre o nosso pecado. Significa admitir que pecamos e fizemos o que é errado. Significa ver o pecado tal como DEUS o vê. Adonai promete que, se concordarmos com Ele quanto a nossos pecados, então, com base no sangue de Jesus, Ele nos purificará, restaurando assim totalmente a nossa comunhão com Ele.


Instruções para o Exercício de Arrependimento


Ao chegar o Dia da Expiação, separe um tempo e escolha um lugar onde você possa estar a sós com Deus, sem perturbações, por pelo menos uma hora. Para muitos, o melhor momento será antes de dormir, à noite, ou bem cedo de manhã.


Ao buscar a presença do SENHOR, traga a sua Bíblia, uma caneta, uma folha de papel. Comece lendo os Salmos 32 e 51, em que Davi compartilha o seu testemunho quanto à confissão de pecados. Agradeça a DEUS pelo grande amor que Ele tem e peça que o Espírito Santo venha ministrá-lo.

Em seguida, peça ao SENHOR para trazer à sua mente os pecados que Ele deseja que você confesse. Ore tal como Davi orou:


“Sonda-me, ó DEUS, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau...” — Salmos 139:23

Conforme o SENHOR for lhe trazendo à mente os pecados, escreva-os. Faça uma lista deles. Quando DEUS terminar de trazer à sua mente os pecados que você cometeu, pergunte a Ele: “Há algo mais?”, se Ele mostrar mais pecados a você, escreva-os também. Escreva todo pecado que Deus mostrar. Não tenha pressa e não tente encontrar desculpas. Se não der para colocar todos os pecados na folha de papel, pegue outra folha. O objetivo aqui será ter uma lista, a mais completa possível. Quando nada mais vier à sua mente, pergunte a Deus novamente: “Há algo mais?”, Quando você fizer essa pergunta: “Há algo mais?”, e Deus não mostrar mais nada, você saberá que a sua lista está completa. Agora você tem uma lista dos pecados que Deus quer que você confesse.


O próximo passo é a confissão. Quando você sentir que a sua lista está completa, passe cuidadosamente por toda a lista, confessando e renunciando cada pecado.


Em 1 João 1:9 Deus nos assegura que: “Se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”. Quando entramos em acordo com Deus quanto aos nossos pecados, Ele nos restaura. Somos perdoados e purificados.


O sangue de Jesus já pagou o preço por todo pecado em sua vida. Antes mesmo de você existir, DEUS o amou tanto que fez cair sobre Si mesmo a penalidade pelo seu pecado.

Quando nos apresentamos diante do SENHOR em humildade para confessar o nosso pecado, DEUS aplica em nossa vida o “Sacrifício de Expiação” feito por Jesus e nos restaura para termos plena comunhão com Ele.


Ao terminar de orar sobre todos os itens da sua lista, confessando cada pecado, há mais um passo. Pegue a sua folha de papel, onde estão listados todos os pecados que você confessou, coloque o papel na transversal e escreva sobre a lista, com letras bem fortes, a promessa de 1 João 1:9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”.


Agradeça ao SENHOR porque todos esses pecados agora estão confessados e perdoados! Agora pegue essa lista, rasgue-a em pedaços e a destrua! Não mostre a sua lista a ninguém. Ao rasgá-la, você vai sentir o que os israelitas sentiam quando viam aquele segundo bode ser levado para o deserto! Você vai ter certeza de que o SENHOR o libertou de seus pecados e que toda impureza foi tirada de você!


Trecho do Livro "O Despertar da Igreja de Cristo", de Robert D. Heidler





bottom of page