top of page
BJ_banner_VIGIA_BRASIL.jpg
bj_logo_vigia-brasil.png

Jejum e Oração que agradam a DEUS!

Disponibilizado em Abril/2023.
 

40 dias de Jejum e Oração – Páscoa


Texto base: Is 58
 

Orar pela paz e a justiça em nossa nação é uma ordem divina que devemos sempre obedecer. Há muitos anos DEUS vem falando, através de vários profetas, que Ele tem um propósito maravilhoso de usar a nossa nação, para abençoar o mundo.

Mas não nos enganemos, a corrupção, a falta de caráter, de responsabilidade, a ignorância em que está mergulhado o Brasil, não é só o produto de maus governos, mas de uma sociedade cujos princípios e valores se deterioraram a tal ponto que a falta de transparência, de honestidade, de integridade, de justiça e a irresponsabilidade já se tornaram normais. 

Nós, seres humanos, atuamos de acordo com nossas convicções e crenças e estas se formam através da educação que recebemos ao longo de toda nossa vida.

Entretanto, quando conhecemos a Verdade, devemos permitir que ela nos liberte da nossa vã maneira de viver que recebemos de nossos pais ou educadores e, assim, alinharmos os nossos conceitos com os mandamentos, estatutos e preceitos que com a Bíblia.  E, como filhos de DEUS, regenerados, podemos ser agentes de transformação de nossa sociedade.

 “Clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.” — Is 58.1 

Há uma tarefa a ser realizada: devemos clamar a DEUS, nos arrepender tanto dos pecados nacionais como pecados da Igreja Brasileira. Esta tarefa, somente a Igreja do SENHOR, no exercício do seu sacerdócio, pode cumprir.

Intercessores, discípulos do SENHOR Jesus, mobilizadores de oração, servos! Vamos juntos, como Corpo de Cristo clamar por estes 40 dias, a partir da Páscoa, para que Adonai quebre todo jugo opressor e liberte nossa nação de toda cadeia de iniquidade.

 

Não descansaremos, nem daremos à Ele descanso até que vejamos os propósitos do SENHOR se cumprindo sobre o Brasil.

 

PRIMEIRA SEMANA DOS 40 DIAS DO JEJUM QUE AGRADA A DEUS:

1º Dia – Soltarmos as correntes da injustiça

Leia 2 Crônicas 19.4-11, especialmente verso 7.

 

Arrependa-se por palavras e atos de injustiça na sua vida e na nação. O arrependimento e o correto posicionamento tem poder para quebrar as correntes de injustiça que nos prendem. Proclame que você está andando no temor do SENHOR. Proclame dias de alinhamento com a justiça e a retidão! Profetize que a justiça está sendo estabelecida em sua vida, família, congregação, cidade, estado e todo Brasil. Declare que você é um canal da justiça de DEUS.

 

2º Dia – Desatarmos as cordas do jugo

Leia Isaías 1; 2 Coríntios 3.17,18. Leia em voz alta Is 1.16-17: “Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos Meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal; aprendei a fazer o bem; atendei a justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa da viúva.”

 

Ore em arrependimento por todo ato praticado que não revelou a glória de DEUS. Peça ao Espírito Santo para te libertar de toda a justiça própria que te impede de praticar o bem aos necessitados. Proclame que onde você estiver andando irá trazer liberdade e que a unção do SENHOR quebrará todo o jugo. Proclame também que os cativos serão livres e os prisioneiros, soltos.

 

3º Dia – Satisfazermos as necessidades dos oprimidos.

Leia Jó 29.11-17. Memorize Tiago 1.27.

 

Peça ao SENHOR para que os seus olhos sejam abertos para verem os oprimidos como Ele vê. Peça também um coração compassivo. Declare que você tem e é: mãos, pés, boca e olhos para os oprimidos. Proclame que você será parte da resposta do SENHOR aos necessitados e oprimidos.

 

4º Dia – Quebrarmos todos os jugos.

Leia Lucas 11. 37-54.

 

Ore pedido ao Espírito Santo que revele toda religiosidade escondida em você seja exposta. Peça ao SENHOR que lhe conceda revelação do Seu amor. Declare que você está andando debaixo da lei do AMOR. Proclame que você é um canal do coração do Pai. Você é um mensageiro de boas novas, trazendo de volta a chave do conhecimento aos oprimidos.

 

5º Dia – Compartilharmos nossa comida com o faminto.

Leia o Salmo 50, especialmente vs. 10-23; leia o Salmo 37.18,19.

 

DEUS É o nosso provedor que tem cuidado de nós. Ele está atendo às nossas necessidades e quer alimentar outros através de nós. Resista a todo o medo de não ter o suficiente, ao invés disto dê um passo de fé e alimente aqueles que o SENHOR lhe mostrar.

Dê graças a Ele pelos depósitos cheios e abundantes que Ele tem. Que ações de graças fluam de você como um rio. Decrete que a fome não chegará perto de sua tenda, pois você anda em retidão. Profetize que você é um distribuidor daquilo que lhe foi confiado. Declare multiplicação onde colocares as mãos.

 

6º Dia – Provermos abrigo para os desabrigados.

Leia Provérbios 31.10-31, medite no verso 20.

 

Aqui vimos uma mulher reta em ação. Peça ao SENHOR que revele a você caminhos para colocar a justiça em ação. Declare que você sai da passividade para uma fé ativa, expressada através do amor.

 

7º Dia – Cobrirmos aos desnudos.

Leia Lucas 10.25-37, especialmente verso 37.

 

Jesus nos mostra o caminho da misericórdia. Misericórdia vai além da religiosidade. Arrependa-se por toda justiça própria, religiosidade, por dar lugar a crítica e julgamento. Profetize sobre os desnudos ao seu redor, que sejam cobertos. Peça ao SENHOR para mostrar a você maneiras de fazer isto. Separe um tempo para orar pelos seus líderes espirituais, também sobre os líderes políticos em sua área (prefeito, governador, presidente). Decrete bençãos sobre suas vidas.

 

SEGUNDA SEMANA DOS 40 DIAS DO JEJUM QUE AGRADA A DEUS:

8º Dia – Ajudarmos nossa própria carne e sangue.

Leia 1 Timóteo 5, especialmente verso 8.

 

Dê graças ao SENHOR pela sua família. Peça para Ele uma nova revelação sobre a vida de família. Deixe que Ele mostre onde ELE quer usar você para abençoar os membros da sua família de novas formas criativas. Decrete que você e sua família servirão ao SENHOR (Josué 24:15). Pergunte ao SENHOR como você e sua família podem ser um sinal da Sua bondade, servindo à outras famílias. Declare o favor do SENHOR sobre as famílias do Brasil (Salmos 90:17).

 

9º Dia – Acabarmos com o jugo da opressão.

Leia Isaías 42, especialmente o verso 3.

 

O poder da vida de Cristo em você é o fim de toda opressão. Agradeça ao SENHOR Jesus que, na cruz, venceu a morte e a opressão. 

Proclame I Coríntios 15:55-56. Declare que você anda pelo caminho da vitória da cruz. O Espírito Santo é o agente da vida. Ele sabe como acabar com a opressão em você e por meio de você. Peça perdão por todas as vezes que você entristeceu o Espírito Santo. Sempre dê as boas-vindas ao ministério do Espírito Santo na sua vida. Nosso relacionamento com o Espírito Santo é a chave para vivermos em paz. 

 

10º Dia – Não apontarmos o dedo ou termos conversas maldosas.

Leia Mateus 7:1-6. Memorize Salmos 139:23-24.

 

Decrete que sua boca está falando bênçãos. Peça ao SENHOR para pôr um guarda sobre sua boca e vigiar a porta dos seus lábios. (Salmos 141:3) Saiba que a língua tem poder para gerar vida ou morte. Deixe o temor do SENHOR guardar sua língua. Peça ao SENHOR para abrir seus olhos para que você possa ver o bom, o tesouro no seu próximo, em nosso irmão. Ele nos faz entender que nossa luta não é contra carne e sangue. Resista a entregar-se às críticas à sua volta e ao espírito religioso. 

 

11º Dia – Transformação e exigências

Este tipo de jejum transforma o mundo, porém produz tremendas exigências espirituais, emocionais e materiais, mas veja por si mesmo como DEUS promete manter miraculosamente aqueles que ousam negar a si mesmos, e viver em nome dos pobres e dos oprimidos.

Leia Filipenses 2, especialmente os versos 3 e 4.

 

Entregue à Ele o governo da sua mente para que todos os seus pensamentos sejam em conformidade com a mente de Cristo. Ore para que você tenha sempre um falar que libera palavras de esperança e encorajamento aos oprimidos à sua volta. Deixe que eles saibam, por meio do seu estilo de vida, que Cristo é a esperança de dias melhores. Seja um ministro de esperança. Agradeça ao SENHOR por você ter a mente dEle.

 

12º Dia – A tua luz romperá como a alva.

Leia Malaquias 4, medite no verso 2.

 

Que você receba o entendimento de que o temor ao SENHOR justiça, salvação e alegria. Agradeça ao SENHOR por te conduzir por este caminho. Reverencie o nome dEle. Procure textos bíblicos que exaltem o nome do SENHOR e os proclame em adoração.

 

13º Dia – A tua cura apressadamente brotará.

Leia Isaías 35.

 

Proclame em voz alta este texto. Proclame-o sobre sua família! Proclame-o sobre a Igreja! Proclame-o sobre a nação!  Proclame que haverá cura e resgate para o lugar de alegria e júbilo.  

 

14º Dia – A tua justiça irá adiante de ti.

Leia Salmo 1.

 

Enquanto você lê este texto, peça ao Espírito Santo para te mostrar se, de alguma forma você ou sua família tem andado em conselhos diferentes das instruções bíblicas. Peça à Ele para te mostrar se você ou sua família tem se assentado em lugares (físicos ou espirituais) que não glorificam o nome do SENHOR. Apresente arrependimento, caso haja algumas destas situações. Decrete que os versículos 2 e 3 são estabelecidos na sua casa e que todos os seus caminhos são conhecidos do Pai. Agradeça ao SENHOR por Ele ter feito você justo. Proclame o verso 3 sobre sua vida e sua família. Medite em Salmo 89.14-15.

 

TERCEIRA SEMANA DOS 40 DIAS DO JEJUM QUE AGRADA A DEUS:

 

15º Dia – A Glória do SENHOR será a tua retaguarda.

Leia Êxodo 33:12-23.

 

Ore o versículo 13 clamando pela sua vida e pelo Brasil. Quando a Glória de DEUS vem, Ele Se faz conhecido. Agradeça-O pelo descanso que a Sua presença libera. 

Leia e declare Salmos 19. Enquanto você lê esse Salmo, faça uma declaração de que a Glória de DEUS virá sobre sua casa, congregação, empresa, cidade, estado, sobre a Igreja e nação. Nós somos Seu povo, refletindo a Sua Glória. 

 

16º Dia – Clamarás, e o SENHOR te responderá.

Leia Jeremias 33, especialmente o verso 3.

 

Tire um tempo para refletir sobre sua vida e ver onde o SENHOR respondeu quando você pediu. Agradeça-O por Sua fidelidade e continue invocando-O alcançar maiores revelações. Proclame Hebreus 13:8! Ele não muda!!!

 

17º Dia – Gritarás e Ele dirá: Eis-Me aqui.

Leia Juízes 6.

 

Hoje é dia do SENHOR nos livrar dos nossos opressores, daqueles que tem roubado a nossa colheita. Permita que o SENHOR mostre onde há desobediência aos Seus mandamentos e onde temos altares para destruir. Receba estratégias para vencer os seus inimigos. Edifique altares para Adonai! Receba shalom! 

 

18º Dia – A tua luz nascerá nas trevas.

Leia Mateus 5:13-16.

 

A natureza da luz é de penetrar nas trevas. Quais são as suas boas obras que os homens precisam ver para glorificar ao Pai? Deixe que esta luz brilhe!  Medite em João 1:5! Declare que você é sal da terra e luz que reflete a glória de DEUS para o mundo em trevas.

 

19º Dia – A tua escuridão será como o meio-dia.

Leia João 8. Memorize o verso 12.

Há favor para arrependimento e perdão dos pecados. Há graça para nos tirar das trevas do pecado e seguir Jesus, a verdadeira luz. Ele está convidando você para segui-Lo. Não deixe que os Seus acusadores o impeça de andar na Luz! 

  

20º Dia – O SENHOR te guiará continuamente.

Proclame com alegria o Salmo 32.

 

Medite em Isaías 30:18-21. Levante um altar de adoração Àquele que perdoou os seus pecados! Adore a Yeshua pelo Seu sangue derramado para cobrir as nossas transgressões.  Declare que o seu relacionamento com o Espírito Santo crescerá porque você ouvirá as Suas instruções e conselhos.  

 

21º Dia – Ele fartará a tua alma em lugares áridos.

Leia Mateus 11:25-30.

 

Se os seus dias estão cheios de cansaço e fadiga nos seus dias, hoje é tempo oportuno de entregá-los ao SENHOR Jesus.  Se você se encontra sobrecarregado por problemas e preocupações há Alguém que quer fazer uma troca e te dar um fardo que é leve, suave, fácil de carregar. Em Jesus você encontra descanso para a sua alma aflita! Leia Colossenses 2:9-10. Peça por Revelação sobre Sua plenitude morando em você! Agradeça-O por Ele ser a resposta para todas as suas angústias. Agradeça ao SENHOR do céu e da terra por revelar os Seus segredos aos pequeninos.

 

 

QUARTA SEMANA DOS 40 DIAS DO JEJUM QUE AGRADA A DEUS:

 

22º Dia – Ele fortificará os teus ossos. 

Leia Isaías 40.

 

Proclame os versos 28 a 31. Enquanto você medita neste texto, peça ao Espírito Santo para te revelar o Criador, o Eterno DEUS. Ser alinhado com o SENHOR nos traz força. Força é um fruto do nosso comprometimento. Proclame que você está indo de força em força porque você está totalmente comprometido com o Senhor. Declare 2 Crônicas 16:9a. 

23º Dia – Serás como um jardim regado.

Leia Gênesis 26.

 

Peça ao SENHOR para remover os entulhos que têm impedido Suas águas de fluírem em sua vida; peça-O para remover tudo que te atrapalha de ser cheio do Espírito Santo. Declare que a água viva de DEUS fluirá através de você e nunca cessará! Profetize que você está entrando em tempos de refrigério, tempos de abundância! Declare que o suprimento celestial está seguindo você todos os dias da sua vida (Salmos 23.6) 

24º Dia – Serás um manancial, cujas águas nunca faltam.

Leia Salmos 87, medite no verso 7.

 

Ação de graças é uma chave para acessar as fontes de águas vivas. Deixe que as águas desta Fonte fluam sobre você, liberando um cântico novo.  Leia Salmos 50, memorize o verso 23. Se há ingratidão ou murmuração em você, saia disso através da confissão e arrependimento e entre na atmosfera de ações de graças. Permita que o SENHOR estabeleça o que Ele quer em você e por seu intermédio. Declare que você dará graças em todas as circunstâncias. (1 Tessalonicenses 5:18) 

25º Dia – Os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas.

Leia Zacarias 4.

 

Declare que você não está desprezando os pequenos começos.  Proclame o óleo do SENHOR sendo derramado sobre você. Memorize 1 Coríntios 4:2. Peça ao SENHOR para ensinar a você como ser fiel. O SENHOR está estabelecendo cooperação. Ele está nos posicionando exatamente no lugar de efetividade.

26º Dia – Chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.

Leia Neemias 1.

 

O SENHOR sabe que você é a pessoa certa para a posição que Ele lhe chamou. Permita que Ele reafirme a sua identidade nEle. Declare que você não retrocederá, que você não é intimidado pelos esquemas do inimigo. Profetize que estratégias celestiais virão para você, para o Corpo de Cristo. Receba o Espírito de Graça e Súplica. Declare Zacarias 12:10.

27º Dia – Soltarmos as correntes da injustiça.

Leia 2 Crônicas 19.4-11, especialmente verso 7.

 

Declare que você está andando no temor do SENHOR. Arrependa-se por toda palavra e atos de injustiça. Declare que você está andando em retidão! Profetize que a justiça está sendo estabelecida em sua vida, família, congregação, cidade, estado e todo Brasil. Declare que você é um canal da justiça de DEUS. Aproveite esta oportunidade e veja se há algum ato de justiça que você pode fazer na sua família, vizinhança ou comunidade.

28º Dia – Desatarmos as cordas do jugo.

Leia Isaías 1, especialmente os versos 16 e 17; 2 Coríntios 3.17,18.

 

A unção do SENHOR quebra todo o jugo! Os cativos serão livres e os prisioneiros soltos. Purifique-se através do sangue de Jesus. Lave as suas vestes! Pratique as obras do Espírito. Ande em alinhamento com o Espírito Santo. Que sejamos transformados de glória em glória!

 

QUINTA SEMANA DOS 40 DIAS DO JEJUM QUE AGRADA A DEUS:

29º Dia – Satisfazermos as necessidades dos oprimidos

Leia Jó 29.11-17. Memorize Tiago 1.27.

 

Peça ao SENHOR que os teus olhos sejam abertos para verem os oprimidos como Ele vê. Quais são os aflitos que você pode socorrer hoje? Onde estão os necessitados que podemos acudir? Peça ao SENHOR um coração compassivo e bondoso como o dEle. Declare que você é as mãos, os pés, a boca e os olhos para os oprimidos. Proclame que você será parte da resposta do Pai aos necessitados e oprimidos. O que você pode fazer hoje pelos necessitados?

30º Dia – Quebrarmos todos os jugos.

Leia Lucas 11.37-54.

 

Comande que toda religiosidade escondida em você seja exposta. Você é templo do Espírito Santo. Peça à Ele para transformar o seu interior em um lugar agradável para Sua habitação. Peça a revelação do Seu amor. Declare que você está andando debaixo da lei do AMOR. Proclame que você é um canal do coração do Pai. Você é um mensageiro de boas novas, trazendo de volta a chave do conhecimento aos oprimidos.

 

31º Dia – Compartilharmos nossa comida com o faminto.

Leia o Salmo 50. Medite em Salmo 37.18-19.

 

DEUS é o nosso Provedor e tem cuidado de nós. Nele há farturas e provisões plenas. Vença o medo de não ter suficiente. Leia Mateus 6.25-34 em voz alta. Com a sua confiança restaurada, dê um passo de fé e alimente aqueles que o SENHOR te mostrar. Reparta o seu pão!

Dê graças a Ele pelos depósitos cheios e abundantes que Ele tem. Que ações de graças fluam de você como um rio. Decrete que a fome não chegará perto de sua tenda, pois você anda em retidão. Profetize que você é um distribuidor daquilo que lhe foi confiado. Declare multiplicação onde colocares as mãos. 

32º Dia – Provermos abrigo para os desabrigados.

Leia Provérbios 31.10-31, medite no verso 20.

 

Mulher virtuosa é aquela cujas mãos são estendidas aos necessitados. Ela cuida da sua casa, mas não se esquece daqueles que precisam ser ajudados. Peça ao SENHOR que revele a você caminhos para colocar a justiça em ação. Declare que você sai da passividade para uma fé ativa, expressada através do amor.

33º Dia – Cobrirmos aos desnudos.

Leia Lucas 10.25-37, especialmente verso 37.

 

Jesus nos mostra o caminho da misericórdia. Misericórdia vai além da religiosidade. Arrependa-se por toda justiça própria, religiosidade, por dar lugar a crítica e julgamento. Ore para que os desnudos ao seu redor, que sejam cobertos. Peça ao SENHOR para mostrar a você maneiras de fazer isto. Proclame bênçãos sobre seus líderes espirituais, também sobre os líderes políticos em sua área (prefeito, governador, presidente).

34º Dia – Ajudarmos nossa própria carne e sangue.

Leia 1 Timóteo 5, especialmente verso 8.

 

Dê graças ao SENHOR pela sua família. Durante este dia, ore por cada pessoa da sua parentela. Peça ao SENHOR uma nova revelação sobre a vida de família. Deixe que Ele mostre onde Ele quer usar você para abençoar os membros da sua família de novas formas criativas. Decrete que você e sua família servirão ao SENHOR. (Josué 24:15). Profetize que você e sua família serão um sinal para outras famílias mostrando a bondade de DEUS.  Declare o favor do SENHOR sobre nossas famílias (Salmos 90:17). Há algo que você pode fazer hoje por alguém da sua família?

35º Dia – Acabarmos com o jugo da opressão.

Leia Isaías 42, especialmente os versos 6 e 7.

 

Profetize Cristo em você como a resposta para a libertação dos cativos. Agradeça ao SENHOR que venceu a morte e a opressão e deu dons aos homens. Proclame I Coríntios 15:55-56. Declare que você está caminhando no caminho de vitória; que você é um canal da manifestação da vida de DEUS. O Espírito Santo é o agente da vida. Ele sabe como acabar com a opressão em você e por meio de você. Arrependa-se onde você entristeceu o Espírito Santo. Dê as boas-vindas à uma vida de relacionamento com o Espírito Santo. Deixe que Ele tenha o controle de todas as coisas. Cante-Lhe um cântico novo!!

 

ÚLTIMOS DIAS DOS 40 DIAS DO JEJUM QUE AGRADA A DEUS:

 

36º Dia – Não apontarmos o dedo ou termos conversas maldosas.

Leia Mt. 7:1-6. Memorize Salmos 139:23-24.

 

Ore pedindo ao Espírito Santo para te mostrar se há caminhos maus em você. Encha seu coração das Escrituras Sagradas para que a sua boca só libere palavras de bênçãos. Peça ao SENHOR para pôr uma guarda sobre sua boca e vigiar a porta dos seus lábios. (Salmos 141:3) Saiba que a língua tem poder para gerar vida ou morte. Deixe o temor do SENHOR guardar sua língua. Peça ao SENHOR para abrir seus olhos para que você possa ver o bom, o tesouro no seu próximo, em nosso irmão. Ele nos faz entender que nossa luta não é contra carne e sangue. Resista entregar-se às críticas à sua volta e ao espírito religioso. Perdoe àqueles que te feriram. Ore por aqueles que te perseguem.

37º Dia –Transformação e Exigências

Este tipo de jejum transforma o mundo, porém produz tremendas exigências espirituais, emocionais e materiais, mas veja por si mesmo como DEUS promete manter miraculosamente aqueles que ousam negar a si mesmos, e viver em nome dos pobres e dos oprimidos.

Leia Filipenses 2, especialmente os versos 3 e 4.

Agradeça ao SENHOR por você ter a mente dEle. Isso fará toda a diferença nas suas reações diante das adversidades. Profetize que este é o tempo em que a mente de Cristo, as atitudes dEle estão vindo de uma maneira maior. Fale palavras de esperança e encorajamento ao opresso à sua volta. Deixe que eles saibam, por meio do seu estilo de vida que, quando Cristo vive em alguém não existe desesperança. Seja um ministro de esperança!

38º Dia – A tua luz romperá como a alva.

Leia Malaquias 4, medite no verso 2.

 

Agradeça ao SENHOR por você ser capaz de entender os caminhos dEle. Receba alegria que é liberada com o sol da Sua justiça brilhando sobre você. Reverencie o Seu nome, adorando-O por quem Ele é. Proclame I Pedro 2:9-10! Declare que você está constantemente crescendo em compaixão e amor.

39º Dia – A tua cura apressadamente brotará.

Leia Isaías 35.

 

O SENHOR tem preparado um caminho de cura. Este caminho está nos chamando para um total compromisso. Peça ao SENHOR para fazer você constante e inabalável para a próxima estação da sua vida. Profetize que você é um homem, uma mulher que sabe escolher a melhor parte. (Lucas 10.42) Declare seu compromisso com o Rei dos reis e SENHOR dos senhores.

 

40º Dia – A tua justiça irá adiante de ti.

Proclame Isaías 33.

 

Agradeça ao SENHOR por Ele ter feito você justo. Ele desistiu dos direitos dEle para que você pudesse ser justo. Declare que você está seguindo as Suas pegadas. Proclame que a Sua justiça estará na sua vida, família, congregação, cidade, estado e todo Brasil. Declare que você é um canal da justiça de DEUS. Celebre ao Rei Justo!!

 

 

Em Cristo, pelo Reino,

Hudson Medeiros

bottom of page